45 dias após o final do São João de Jequié, os artistas locais que tocaram nos festejos juninos ainda aguardam o pagamento do cachê. Diariamente, ouvintes enviam à reportagem da 95 FM mensagens buscando saber quando o município irá realizar o pagamento dos artistas que se apresentaram no Maior São João da Bahia.
A cidade, inclusive, recebeu prêmio da Rede Record e Bandeirantes pela belíssima festa. Foram mais de 500 mil visitantes na cidade e um público superior a 100 mil por noite na praça da Bandeira, onde artistas como Alok, Gusttavo Lima, Ana Castela, Wesley Safadão e outros artistas de renome nacional se apresentaram.
Além do palco da praça da Bandeira, a programação junina de Jequié contou com outros espaços culturais para apresentações de artistas, como a Vila Junina na Praça Rui Barbosa e o palco alternativo no Alto da Prefeitura. Ainda aconteceram apresentações no terminal rodoviário de Jequié, para recepcionar os turistas que vinham curtir a festa na cidade e a Marinete do Forró, que circulou pelos pontos turísticos do município.
Há duas semanas, em entrevista ao programa Fala Cidade, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, declarou que o pagamento dos artistas seria feito dentro do prazo legal de 60 dias e que o atraso se deu porque muitos artistas não conseguiram a documentação necessária para receber o pagamento. Em 2025, a contratação dos artistas se deu, em alguns casos, diretamente com o profissional, sem a intermediação de uma empresa. Outros artistas que não possuem cadastro de empresa foram contratados através de uma empresa intermediadora. Segundo relatos, a empresa também não recebeu o pagamento.
O que diz o município?
Em contato via WhatsApp de nossa redação com o secretário Domingos Ailton, ele informou o seguinte: “O atraso decorreu da notificação da Controladoria por conta de problemas na documentação de vários artistas. Acredito que dentro dos próximos 10 dias deve pagar”, afirma o secretário.
Comentários: