google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Notícias/Jequié

"Jequié terá uma policlínica municipal" garante secretário de saúde Marlon Pereira

Secretário de saúde de Jequié traçou um panorama da saúde municipal e os desafios enfrentados pela administração

Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A saúde é uma das áreas prioritárias para o poder público, devido a carência de profissionais, da oferta de serviços para a população e a alta demanda destes serviços, esta tem sido uma das áreas que os representantes políticos têm dado atenção para poder atender aos anseios dos munícipes.

Nossa reportagem conversou com o Secretário de saúde Marlon Pereira, que traçou um panorama da saúde no município e falou sobre os desafios para poder proporcionar um atendimento satisfatório para a população. Entre os pontos elencados pelo secretário, está a construção de uma policlínica municipal, dotada de equipamentos de ponta para procedimentos de alta complexidade, além de construção e ampliação dos serviços de saúde. Confira a entrevista.

Qual a situação das farmácias dos postos de saúde

Publicidade

Conseguimos equalizar os problemas em nossas farmácias, principalmente neste início de ano, em que as empresas tem o período de férias, enfrentamos algumas dificuldades com alguns medicamentos, a exemplo de medicamentos que os fornecedores não conseguiram entregar, da linha dos psicotrópicos. Notificamos a empresa e recebemos uma carta informando a dificuldade e que a previsão para entrega destes medicamentos será no próximo dia 11/04.

Fila de exames. Qual a situação do município em relação a essa demanda?

É uma demanda reprimida de anos, temos contratado profissionais para atender. Quando assumimos a secretaria, eram mais de 130 mil procedimentos represados, hoje nós temos pouco mais de 25 mil, pois nós vamos atendendo a demanda reprimida e as novas solicitações que chegam. Vamos contratar mais profissionais e pedimos que a população fique atenta às chamadas, pois temos um alto índice de evasão nos procedimentos.

Como está a relação entre a saúde do município e os equipamentos de saúde do estado, a exemplo da UPA, Prado Valadares e Policlínica?

Em relação a esses três órgãos, a policlínica somos um parceiro, temos uma boa relação, a dificuldade que temos são alguns profissionais que a policlínica não consegue contratar, pois o modelo de contratação não é atrativo para alguns profissionais, mas temos uma boa relação e tem atendido bem a nossa demanda. Hoje nós temos trabalhado em nossas unidades de saúde com atendimentos da atenção básica, puxando o máximo para as unidades de saúde para desafogar o Prado e UPA. Há um costume da população em, quando sente alguma coisa, vai diretamente à UPA ou o Prado, mas nós temos em nossas unidades de saúde profissionais capazes para poder atender esses casos mais simples. Temos dialogado com os usuários das unidades de saúde para conscientizar sobre isso e tem dado resultado.

O município tem planos de construção para novas unidades, visando desafogar os centros de saúde, a exemplo do Júlia Magalhães?

Nós temos um projeto de ampliação da atenção básica, mapeamos a cidade e já estamos construindo novas unidades de saúde, no mandacaru, no campo belo e licitamos uma unidade de saúde no residencial segredo. No jequiezinho iremos construir 3 novas unidades, iremos ampliar a unidade da cachoeirinha, criando uma unidade dupla, assim como no Eldorado e mais uma unidade no Jardim Tropical. Dessa forma, iremos atender a alta demanda que está concentrada hoje no Júlia Magalhães. Ainda estamos licitando uma nova unidade para a localidade do Sol Nascente.

Duas dessas unidades foram adquiridas pelo município por meio do PAC. Para esta nova fase do PAC Seleções, o município está pleiteando algum novo equipamento para a área da Saúde?

Colocamos o projeto para uma nova Unidade Básica de Saúde para a Vila Rodoviária, próximo do antigo Cortume Aliança e cadastramos também mais unidades do Samu, pois as nossas são modelos 2008/2009 e estão gastas devido a alta demanda, então precisamos de uma renovação dessa frota.

O município tem a intenção de reativar o PA do campo do América?

Naquela unidade, construiremos a Policlínica Municipal, já iniciamos as obras, o município tem várias especialidades que são feitas nos quatro centros de saúde e a nossa proposta é centralizar esses procedimentos em uma unidade, que será a nossa policlínica municipal, que irá desafogar esses centros de saúde.

Reformas dos postos de saúde. Quais estão em reforma?

Nós temos 14 unidades em reforma, sendo que destas, 5 estão quase prontas para serem entregues, são elas Uldorico Mota no Barro preto, o Milton Rabelo no km04, o ACM no São Judas, o Posto de Saúde de Nova Esperança e o de Santa Clara. Nós queremos entregar nos próximos 45 dias essas unidades.

Como está a situação da saúde nos distritos?

Os postos de saúde do Emiliano, Barragem de Pedra e Itaibó se tornaram Unidades de saúde com toda equipe para funcionar diariamente, alterando o modelo de atendimento rural em que uma equipe da secretaria se deslocava para estas unidades a cada 15 dias, hoje estão aberta de segunda a sexta. Nós queremos ampliar essas unidades para proporcionar mais saúde para os moradores destas localidades.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
95 FM

Publicado por:

95 FM

No ar desde 1986, a 95 FM tem sido uma das maiores rádios do interior da Bahia, levando informação pelas ondas sonoras para mais de 1 milhão de ouvintes em mais de 60 municípios.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.