O São João de Jequié é uma das maiores festas populares do interior do estado, atraindo grande público durante as noites e gerando empregos diretos e indiretos, além de aquecer a economia e o turismo local. Neste ano, o município estuda a possibilidade de terceirizar a estrutura do evento, como forma de baratear os cursos operacionais e poder proporcionar maior conforto e segurança para os forrozeiros que passam pela vila junina e pela praça da bandeira.
O projeto de lei n. º 03/2025 do executivo municipal que tem como objetivo “outorgar a particular, em caráter oneroso, a exploração de bem público, espaço do São João. Situado na Praça da Bandeira e suas imediações, sede do Município de Jequié-BA, para a realização das festas de SÃO JOÃO”, está na pauta de hoje da câmara de vereadores para ser votado pelos edis. O governo municipal está confiante que os vereadores votarão favoráveis à proposta, que visa reduzir os custos com a realização do evento. Nas últimas semanas, surgiu a ideia de que o São João de Jequié seria vendido. Nossa reportagem foi em busca de respostas para entender como funcionará a medida.
De acordo com servidor municipal, Alan Vieira, da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo,, o projeto tem como objetivo baratear os custos de produção do município com a realização do evento. Por se tratar de uma festa com grande estrutura e com diversos serviços a serem executados, invariavelmente os custos podem oscilar de um ano para o outro. Com a concessão para que uma empresa possa administrar o evento, caberia a empresa contratar a estrutura e cuidar dos aspectos de produção do evento, ficando a cargo do município a escolha dos artistas. A divulgação da festa seria por conta da empresa a ser contratada que teria a autorização para captar recursos com a exploração de publicidade e patrocínios.
Com essa medida- ainda de acordo com informações da Secretaria de Cultura e Turismo - o município poderá economizar aproximadamente R$ 6 Milhões, valor que poderá ser utilizado para a contratação de mais artistas e investir em mais editais de incentivo a cultura durante o ano.
Nesta quarta-feira, 26/02, foi publicado o edital do pregão eletrônico Nº 015/2025, que tem como objetivo, a contratação de estrutura para o São João 2025. A publicação, de acordo com o município, tem o objetivo de garantir juridicamente a contratação dos itens caso nenhuma empresa se interesse em assumir a concessão, dando segurança para o município continuar os preparativos para a festa que acontecerá dos dias 14 a 24 de junho.
Comentários: