O município de Jequié publicou na tarde desta quinta-feira, 13/02, um aviso de dispensa de licitação emergencial para a aquisição de 06 novos veículos para serem incorporados a frota do transporte coletivo municipal. O valor total da contratação é de R$ 2.490.149,52. O processo deverá ser concluído no próximo dia 19/03 e tem a validade de 05 anos, dando ao município uma base para que os próximos veículos a serem adquiridos.
De acordo com o município: “A aquisição de uma nova frota contribuirá para a implementação de um serviço de transporte coletivo mais moderno, capaz de oferecer soluções duradouras e compatíveis com as necessidades da comunidade.”
Usuários do transporte coletivo municipal reclamam do estado dos veículos que prestam o serviço, da irregularidade nos horários e da falta de veículos em linhas de alta demanda.
Histórico
A população de Jequié sofre há anos com a péssima qualidade no serviço de transporte coletivo urbano municipal. Após anos com um serviço ineficiente e irregular, a empresa Rio de Contas abandonou a execução do serviço alegando dificuldades financeiras.
Como forma de garantir a execução do serviço para os munícipes, foi firmado um contrato emergencial com a COOBMA, que já administrava o transporte escolar. Após aproximadamente 3 anos, o município realizou um processo para concessão do transporte coletivo, edital que foi vencido pela mesma COOBMA, que adquiriu veículos e inaugurou um novo espaço de garagem, para poder realizar a manutenção dos veículos.
No início deste ano, no mês de fevereiro, a empresa alegou dificuldades financeiras e anunciou a paralisação dos serviços. Desse modo, o município realizou intervenção na empresa, assumindo o comando dos veículos e do espaço da garagem da empresa, para poder dar continuidade aos serviços
Comentários: