Não é por que a cidade está em clima de festa, que os bastidores políticos ficam parados. Muita coisa aconteceu esta semana e precisamos conversar sobre tudo. De noivado a falta de noção, os bastidores políticos de Jequié começam a se preparar para 2026 e muita coisa pode acontecer. Afinal de contas, a política é como nuvem.
Noivado recente
E o namoro que Jero estava com Cocá para as eleições 2026 já pode ser considerado noivado. Ao ser questionado, Jerônimo disse que por ele o noivado já está sacramentado, jogando a pressão agora para Cocá assumir o compromisso de vez. Mas todos sabemos que esse romance será duradouro. Em 2026 Cocá é Jerônimo e Jerônimo é Cocá. Quem está ganhando com isso é Jequié, serão mais investimentos e obras que vão tornar a cidade ainda maior.
Cupido 2.0
Parece que depois da missão de reunir o prefeito Zé Cocá com o governador Jerônimo Rodrigues, agora Cocá se vê novamente em mais uma missão. Dessa vez o cupido é o próprio Jerônimo que vem tentando reaproximar Cocá de Rui. A relação dos dois ficou estremecida em 2022, após Cocá abandonar Rui e seguir o líder do seu partido, João Leão, que apoiou a candidatura de ACM Neto contra Jerônimo. A missão parece que tem dado certo, já que na última visita, os dois foram flagrados em interações bem naturais. Será que o passado foi esquecido?
A casa caiu
Quem está em maus lençois é o prefeito de Salvador Bruno Reis. Foi descoberto que o prefeito cedeu um espaço no Elevador Lacerda, para uma amiga pessoal. O que configura crime, já que o espaço é tombado e para que o prefeito pudesse liberar o espaço, deveria ter feito um chamamento e divulgar todas as informações. O caso está tomando conta dos noticiários e bereguedê vai continuar rendendo. Dizem que logo devem colocar ainda mais pressão em Bruninho Reis, ao pedir o seu impeachmet.
Vai correr?
Esta semana o deputado estadual Robinson Almeida declarou que vê sinais claros de que ACM Neto vai Netar novamente e não disputará o governo do estado contra Jerônimo Rodrigues, assim como foi nas eleições de 2018, quando correu da disputa contra Rui Costa e jogou a bomba no colo de Zé Ronaldo. A situação do ex-prefeito de Salvador não está nada boa, desde que foi deflagrada a operação Overclean, Neto tem tentado apagar incêndios em todos os cantos. Com isso, Neto não consegue articular os apoios e preparar a pré campanha para 2026. A situação fica ainda pior, já que Jerônimo tem conquistado diversos aliados do ex-prefeito. O charme de Jero é irresistível.
Espaço ocupado
A última visita do governador em Jequié, chamou a atenção da imprensa pela ausência de deputados de fora da cidade. Em visitas passadas, por volta dessa época, quando havia visita oficial na cidade, os parlamentares faziam caravanas para visitar a cidade e tentar conquistar um pedacinho do reduto eleitoral. Mas nesta visita, apenas os deputados da cidade estiveram presentes, todos os ligados ao governo do estado. De estadual a federal, só deu os da casa. O único estranho no ninho foi Marcone Amaral, mas passou batido por todos.
Vergonha alheia
Esta semana uma publicação chamou a atenção entre os eleitores de Jequié, devido a falta de noção. A vereadora Professora Cida, comemorando que uma indicação para instalar um poste foi aprovada. Mal sabem os leigos, que indicação de vereador é automática, depois que é lido o requerimento na sessão, o pedido já consta como “Aprovado”, mas não significa que será feito. Algumas pessoas dizem que a vereadora é tão apagada que ela pouco tem a comemorar. Tomara que depois da repercussão negativa, ela tenha mais atenção.
Comentários: