google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Notícias/Justiça

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos

Ex-presidente foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por 5 crimes

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quarta-feira, 26/03, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal – STF, composta pelos Ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luis Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia, votou uma denúncia apresentada pela procuradoria Geral da República – PGR, contra Jair Bolsonaro e mais sete pessoas por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Após a denúncia ser aceita pelo STF, o ex-presidente se torna réu, não significa que ele é culpado, somente após a fase de oitivas de testemunhas e alegações finais da defesa e da acusação, os ministros irão julgar se Bolsonaro e os outros 7 indiciados serão culpados ou absolvidos.

Como foi indiciado em 5 crimes, cada um dos crimes será julgado de forma separada, para cada um dos crimes aos quais Bolsonaro foi acusado, a sua defesa poderá indicar 8 testemunhas e a acusação poderá indicar também mais 8 testemunhas. Somados, Bolsonaro poderá indicar até 40 testemunhas de defesa.

A partir de agora, a defesa do ex-presidente indicará sua defesa prévia, sendo possível ainda indicar novas diligências que a defesa considerar necessárias para poder provar a inocência de Bolsonaro. Logo após passa a oitiva das testemunhas de defesa e de acusação. Após essas oitivas, é passada para as alegações finais e, somente após isso, os ministros do STF vão julgar se os indiciados são culpados ou inocentes.

Caso seja considerado culpado pelos crimes aos quais é acusado, Jair Bolsonaro poderá ser condenado a até 39 anos de prisão.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié. Escritor com dois livros de poesias publicado, atua com maior ênfase no editorial...

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.