google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Notícias/Esportes

Eleição que confirmará o nome de Samuel Xaud presidente da entidade enfrenta boicote de equipes

Manifesto pede igualdade no peso dos votos em relação às federações. Entenda

Eleição que confirmará o nome de Samuel Xaud presidente da entidade enfrenta boicote de equipes
Rafael Ribeiro / CBF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A eleição para o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol- CBF, acontecerá no próximo domingo, 25/05, com a única chapa na disputa sendo encabeçada por Samuel Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima. O processo será mais protocolar, já que só existe uma candidatura e a chapa já conta com votos suficientes para confirmar a sua escolha como dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro.

Entretanto, um manifesto assinado por 20 clubes das Séries A e B, expõe a insatisfação dos clubes com o processo decisório da CBF.

A eleição conta com 3 divisões, os votos dos presidentes de federação estadual que tem peso três, os presidentes dos clubes da Série A com peso dois e presidentes de clubes da Série B com peso um. Os clubes reclamam da desproporção no peso dos votos em relação às federações.

Assinam o manifesto, os seguintes clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

Nestes últimos dias, Samuel Xaud, esteve despachando na sede da CBF, em contato com os presidentes de 30 clubes que apoiaram a candidatura de Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que não obteve o número necessário de apoios e, com isso, não teve a candidatura homologada. Xaud entende que, por mais que seja confirmada a sua eleição, é necessário contar com o apoio dos clubes ao seu mandato. Veja abaixo o manifesto assinado pelos clubes.

"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."

 

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié. Escritor com dois livros de poesias publicado, atua com maior ênfase no editorial...

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.