A eleição para o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol- CBF, acontecerá no próximo domingo, 25/05, com a única chapa na disputa sendo encabeçada por Samuel Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima. O processo será mais protocolar, já que só existe uma candidatura e a chapa já conta com votos suficientes para confirmar a sua escolha como dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro.
Entretanto, um manifesto assinado por 20 clubes das Séries A e B, expõe a insatisfação dos clubes com o processo decisório da CBF.
A eleição conta com 3 divisões, os votos dos presidentes de federação estadual que tem peso três, os presidentes dos clubes da Série A com peso dois e presidentes de clubes da Série B com peso um. Os clubes reclamam da desproporção no peso dos votos em relação às federações.
Assinam o manifesto, os seguintes clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
Nestes últimos dias, Samuel Xaud, esteve despachando na sede da CBF, em contato com os presidentes de 30 clubes que apoiaram a candidatura de Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que não obteve o número necessário de apoios e, com isso, não teve a candidatura homologada. Xaud entende que, por mais que seja confirmada a sua eleição, é necessário contar com o apoio dos clubes ao seu mandato. Veja abaixo o manifesto assinado pelos clubes.
"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."
Comentários: