google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Notícias/Jequié

Jequié: Câmara de Vereadores emite nota sobre processo movido por advogado contra presidente da casa

Nota afirma que o processo de eleição da mesa diretora foi realizada dentro da legalidade

Jequié: Câmara de Vereadores emite nota sobre processo movido por advogado contra presidente da casa
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após a noticia de que a justiça deu prazo de 72h para que a Câmara de Vereadores de Jequié explique sobre a 5º reeleição do vereador Tinho de Waldeck (PDT) para a presidência da casa, a casa de leis publicou uma nota oficial sobre o caso.

A nota esclarece o que já havia sido explicado pela 95 FM, de que a decisão não afasta o vereador do cargo de presidente da casa de leis municioal. além de destacar que o processo de eleição foi realizado de forma legal e seguindo o regimento interno da câmara, a lei orgânica do município e o entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal federal - STF. A nota ainda salienta que esta não é a primeira ação movida pelo advogado contra o vereador Tinho. Confira a nota completa.  

 

Nota Oficial

A Câmara Municipal de Jequié vem a público esclarecer que o presidente Emanuel Campos Silva, Tinho (PDT), não foi afastado de suas funções. Diferente do que tem sido especulado, não existe qualquer decisão nesse sentido, ou seja, nem o afastamento do presidente, nem anulação da eleição da Mesa Diretora.

O juiz, ao receber a denúncia de uma suposta irregularidade na recondução de Tinho à presidência, determinou que a Câmara seja notificada para apresentar sua defesa prévia, seguida da manifestação do Ministério Público. Somente depois dessas etapas, o juiz tomará uma decisão sobre a liminar em primeira instância.

Salientamos que a eleição da Mesa Diretora foi realizada de forma unânime, dentro da legalidade e em total conformidade com o Regimento Interno, a Lei Orgânica do Município e alinhada a entendimentos já consolidados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em casos semelhantes.

É importante esclarecer que o objeto da ação está relacionado tão somente sobre a possibilidade ou não de reeleição para a presidência da Câmara.

Vale ressaltar ainda que esta não é a primeira ação movida pelo advogado autor da petição contra o presidente Tinho, o que demonstra um histórico de tentativas de judicialização contra sua atuação. No entanto, o presidente confia plenamente na Justiça e no devido processo legal, certo de que a verdade prevalecerá e que todas as decisões serão tomadas com base na legalidade e na Constituição.

Câmara Municipal de Jequié
Jequié, 20 de março de 2024.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié. Escritor com dois livros de poesias publicado, atua com maior ênfase no editorial...

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.