O pré candidato a governo do estado pelo PSOL, Kléber Rosa, anunciou que irá desistir da candidatura ao governo e disputará uma vaga na assembleia legislativa ou ao congresso nacional. O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), realizará um evento na sede do Oludum no Pelourinho, onde vai anunciar a sua desistencia e anunciar sua pré candidatura a deputado estadual ou federal, com a presença de diversos partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicalistas.
Kleber Rosa fez história ao se tornar o prefeiturável mais bem votado do PSOL na capital baiana, com 10,43% dos votos, totalizando 138.610. O desempenho o colocou como o segundo mais votado nas eleições soteropolitanas, superando o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e outros candidatos da legenda em ciclos anteriores. Em 2008, Hilton Coelho obteve 51.196 votos; em 2012, Hamilton Assis conseguiu 33.650 votos; o professor Fábio Nogueira angariou, em 2016, 13.747 votos; e, em 2020, na segunda candidatura de Hilton Coelho ao Palácio Thomé de Souza, o psolista alcançou 16.868 votos.
Disputa ao palácio de Ondina
Em 2026 a disputa ao Palácio de Ondina poderá contar com três candidaturas certas, a primeira é a do atual ocupante, Jerônimo Rodrigues que tentará a reeleição. Pela oposição, o candidato natural é o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto. Além dele, o ex-deputado José Carlos Aleluia anunciou a sua intenção de disputar o cargo pelo partido Novo.
Pesquisa Quaest de agosto deste ano indica que o nome do ex-prefeito ACM Neto desponta a frente, com 41% das intenções de voto contra 34% do governador Jerônimo Rodrigues. João Roma (PL) aparece com 4%, Kléber Rosa (PSOL) aparece com 2% e José Carlos Aleluia aparece com 1%.
Comentários: