A cidade de Jequié poderá ganhar um espaço destinado para que os praticantes da prática esportiva conhecida como Wheeling ou Grau. A indicação é do Vereador Bui Bulhões (Podemos). De acordo com o vereador, a medida é essencial, tanto para a segurança dos praticantes, quanto para a organização do trânsito. A prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima pois, praticada sem as devidas cautelas, coloca em risco a vida de quem pratica e de terceiros. Entretanto, enquanto modalidade esportiva, vem crescendo a cada dia. No Brasil, o esporte começou a ficar popular nos anos 90, existindo atualmente muitos praticantes no país
O wheeling, também conhecido como wheelie ou stunt, é uma modalidade de esporte que exige grande habilidade, força e equilíbrio dos praticantes, pois envolve a realização de manobras em que apenas uma roda do veículo permanece no chão.
A medida já foi implementada em outros municípios no Brasil, em que foram criadas leis reconhecendo a modalidade como prática esportiva e locais foram oferecidos para que os praticantes pudessem desenvolver a modalidade.
Na justificativa da proposição, o vereador destaca que essa iniciativa evita a criminalização dos praticantes, promovendo o diálogo entre autoridades e a comunidade do grau. Em vez de reprimir, a cidade pode incentivar a prática de forma ordenada, criando um ambiente saudável para todos.
“Ter um espaço adequado garante que os participantes possam treinar e se divertir de forma segura, sem atrapalhar o fluxo de veículos ou infringir leis de trânsito. Além disso, um local exclusivo permite a realização de eventos organizados, competições e até cursos de pilotagem responsável, fortalecendo a cultura do motociclismo com mais estrutura e segurança”, afirma Bui em sua indicação.
Para que a iniciativa possa ser implementada no município, depende agora da aprovação dos vereadores, logo após caberá ao Prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP) definir junto a secretaria de infraestrutura e a Sumtran, o espaço a ser destinado.
Comentários: