google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Notícias/Jequié

Vereador propõe lei para priorizar vagas de estágio para adolescentes em acolhimento institucional

Lei é Inspirada no projeto do Tribunal de Justiça da Bahia “Novos Lares, Novos Olhares”

Vereador propõe lei para priorizar vagas de estágio para adolescentes em acolhimento institucional
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O vereador Bui Bulhões (PP) protocolou o Projeto de Lei n.º 11/2025, que dá prioridade para os adolescentes em situação de acolhimento institucional no município de Jequié. A ideia do projeto é inspirada no projeto Novos Lares, Novos Olhares, do tribunal de Justiça da Bahia.

O projeto do TJ-BA está alinhado à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 543/2024, que institui o Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos. A iniciativa visa proporcionar capacitação e oportunidades profissionais a adolescentes a partir de 14 anos que vivem em serviços de acolhimento e egressos há menos de 24 meses, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho. 

Os jovens em casas de acolhimento são aqueles que, por determinação judicial, estão sob a proteção do Estado em decorrência de orfandade, abandono, negligência, violência ou impossibilidade de cuidado e proteção por parte da família. Essas unidades proporcionam um ambiente seguro enquanto se busca uma solução definitiva para sua situação, por meio da reintegração familiar ou da adoção. 

Bui justifica o projeto com base na necessidade que muitos desses jovens tem com a falta de apoio e, principalmente, com a falta de oportunidades devido à ausência de experiência profissional.

“Muitos desses adolescentes, ao atingirem a maioridade, encontram dificuldades para ingressar no mercado formal de trabalho por falta de experiência profissional e suporte adequado. Ao priorizar essa parcela da juventude nos programas de estágio, o município de Jequié promove equidade, inclusão social e o cumprimento dos princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente no que diz respeito à preparação para o mundo do trabalho”, afirma Bui.

O projeto de lei está na pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, onde será votado o parecer assinado em conjunto pelas comissões de Justiça e Redação Final (Vereador Ramon Fernandes – Relator), Finanças (Vereador Gutinha – Relator) e Defesa dos Direitos Humanos e do Consumidor e Defesa da Mulher (Vereador Budega – Relator). O parecer já consta no sistema da casa de leis, com a aprovação dos relatores ao projeto. De acordo com os trâmites para que a lei possa ser sancionada, será necessária a aprovação por maioria simples dos vereadores presentes ao parecer e ao projeto, que será enviado para sanção por parte do prefeito de Jequié.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié. Escritor com dois livros de poesias publicado, atua com maior ênfase no editorial...

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.