google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 26 de Outubro de 2025

Notícias/Justiça

Ednaldo Rodrigues é alvo de pedidos de afastamento

Pedidos dizem respeito ao acordo que manteve o baiano no comando da entidade máxima do futebol brasileiro

Ednaldo Rodrigues é alvo de pedidos de afastamento
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF, tem sido alvo de atenção por parte da imprensa e dos torcedores brasileiros, não por conta do futebol, mas por conta da política interna da entidade que enfrenta um longo período turbulento, desde a saída de Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero por acusação de corrupção e a de Rogério Caboclo, acusado de assédio.

Ednaldo Rodrigues, foi Presidente da Federação Baiana de Futebol e assumiu o comando da CBF, de forma interina, por ser o mais velho entre os vice-presidentes. O que foi mantido recentemente, por meio de um acordo com os representantes dos clubes que compõem a entidade.

Entretanto, nos últimos dias o acordo tem sido questionado e as atenções se voltaram para Ednaldo. A deputada federal Daniela de Waguinho (União Brasil-RJ) passou a questionar o acordo que manteve Ednaldo como Presidente da CBF, por conta da assinatura do conselheiro Coronel Nunes.

A deputada ainda apresentou ao STF um laudo pericial já usado pelo vereador do Rio Marcos Silva (Podemos), em uma denúncia sobre o mesmo fato feita ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), nesta semana.

Nunes é um dos que fecharam acordo na Justiça fluminense no processo que originou a discussão sobre a validade da primeira eleição de Ednaldo Rodrigues, em 2022. Ele e outros cartolas entraram em consenso com a CBF e a briga foi dada como encerrada no STF.

A CBF emitiu uma nota de esclarecimento a respeito da acusação da deputada. Confira:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.”

CPI

Além de Daniela, outro deputado mira a presidência de Ednaldo, Sargente Gonçalves (PL-RN) vem tentando coletar assinaturas para a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito – CPI, para investigar “graves indícios de corrupção privada e gestão temerária” na Confederação Brasileira de Futebol. No senado, o deputado Eduardo Girão (Novo-CE) vem tentando coletar assinaturas, para a instalação de uma CPI com o objetivo de investigar a relação da entidade, ou de Ednaldo, com membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em relação ao pedido feito pela deputada Daniela, um julgamento está marcado para o dia 28 de maio, após a polêmica envolvendo assinatura do Coronel Nunes. Caso o ministro Gilmar Mendes atenda aos pedidos feitos por Sarney, Ednaldo Rodrigues poderá ser destituído da CBF até uma decisão do STF sobre o caso original.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié. Escritor com dois livros de poesias publicado, atua com maior ênfase no editorial...

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.