google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Notícias/Segurança Pública

Governo do Rio avalia processar moradores por retirada de corpos após operação na Penha

A operação na Penha, considerada a mais mortal já registrada no Rio de Janeiro, reacendeu o debate sobre o uso da força policial em áreas de conflito

Governo do Rio avalia processar moradores por retirada de corpos após operação na Penha
Reprodução/SBT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo do estado do Rio de Janeiro informou que avalia processar moradores que teriam retirado corpos de uma área de mata no Complexo da Penha, após a operação policial mais letal da história do estado. A ação, realizada na semana passada, deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais e 117 suspeitos.

Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, imagens em vídeo mostram pessoas retirando os corpos da mata, trocando roupas e os levando para vias públicas. De acordo com o governo, o ato pode configurar manipulação de cena de crime.

O governador Cláudio Castro publicou em suas redes sociais trechos das gravações, afirmando que “as imagens mostram claramente a manipulação de corpos depois dos confrontos”. Ele defendeu a atuação das forças de segurança e classificou a operação como necessária para o enfrentamento ao crime organizado na região.

Moradores, no entanto, relataram que os corpos foram levados para áreas acessíveis porque permaneciam abandonados no matagal. De acordo com depoimentos de quem vive na comunidade, a retirada teria sido feita por respeito às vítimas e às famílias que buscavam reconhecimento dos corpos.

A operação na Penha, considerada a mais mortal já registrada no Rio de Janeiro, reacendeu o debate sobre o uso da força policial em áreas de conflito. Entidades de direitos humanos pedem investigação independente e criticam a condução da ação.

O governo estadual informou que apura os vídeos e que poderá adotar medidas judiciais contra os envolvidos na remoção dos corpos, caso seja comprovada alteração de evidências.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
95 FM

Publicado por:

95 FM

No ar desde 1986, a 95 FM tem sido uma das maiores rádios do interior da Bahia, levando informação pelas ondas sonoras para mais de 1 milhão de ouvintes em mais de 60 municípios.

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.