google.com, pub-5197376731726323, DIRECT, f08c47fec0942fa0

95 FM Oficial - A rádio que te ouve

Domingo, 20 de Abril de 2025
Vereador propõe alterar nome de colégio que homenageia presidente do período militar

Jequié

Vereador propõe alterar nome de colégio que homenageia presidente do período militar

Projeto de lei será apreciado pelas comissões da casa antes de ser votado pelos vereadores

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O vereador André da Sintracal (Solidariedade) propôs a alteração do Centro Educacional Presidente Médici para Centro Educacional Senador Antônio Lomanto Junior. De acordo com o vereador em sua justificativa:

“[O nome atual do Centro Educacional] ao remeter ao período de governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici, faz referência a um dos momentos mais sombrios da história brasileira, marcado pelo regime militar, cerceamento de liberdades, censura e violações de direitos humanos, o que não condiz com os princípios democráticos e educativos que devem nortear uma instituição de ensino.”

Emílio Garrastazu Médici foi o 28º presidente da República do Brasil e governou o País entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974.

Publicidade

O governo de Médici entrou para a história como um dos mais repressores do regime militar e foi chamado de "Anos de Chumbo". Seu mandato ficou marcado tanto pelo aumento da repressão como pelo crescimento da economia, fenômeno que foi conhecido como "Milagre Econômico".

O vereador propõe que o nome seja alterado para Centro Educacional Senador Antônio Lomanto Junior.

“O Senador Antônio Lomanto Júnior foi um político de destacada atuação, governador da Bahia entre 1963 e 1967, e senador por dois mandatos, com relevantes serviços prestados a Jequié e à Bahia, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. Sua gestão foi marcada por obras estruturantes, como o avanço da malha viária e a ampliação dos serviços públicos essenciais. Dessa forma, a alteração do nome da escola para Centro Educacional Senador Antônio Lomanto Júnior representa uma homenagem justa, que valoriza uma personalidade cuja trajetória está diretamente ligada ao desenvolvimento de Jequié e à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, afirma André da Sintracal em sua proposição.

Entenda o rito

Quando o vereador propõe um projeto de lei, este é lido no plenário da câmara durante uma sessão ordinária e, logo após encaminhada para as comissões competentes que irão analisar a proposta, logo em seguida o parecer é encaminhado para a leitura no plenário e votado pelos demais vereadores, que podem aprovar ou reprovar.

Caso o parecer seja aprovado, o projeto deverá ser votado na primeira sessão ordinária seguinte, os vereadores podem discutir o mérito do projeto, sendo a favor ou contra, logo em seguida procede à votação da proposta e, se aprovada, o projeto será encaminhado para o Prefeito sancionar e efetivar a lei.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Gomes
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Natural de Ipiaú e radicado em Jequié, onde reside desde 2012. Jornalista com registro n.º 0007012/BA, atua como redator e gerente de mídias da 95 Fm de Jequié.

Saiba Mais
Anuncie aqui
Anuncie aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.